Autores da 8INVERSO participam de debates e oficinas durante a 58ª Feira do Livro de Porto Alegre

Share via email

A 58ª Feira do Livro de Porto Alegre será especial para a Editora 8INVERSO. Depois de um ano de forte investimento em escritores do Rio Grande do Sul e de fortalecer sua presença no mercado editorial do Brasil, a editora reúne alguns dos mais expressivos autores gaúchos contemporâneos em diversos eventos e atividades durante a Feira do Livro. Caio Riter, Luís Dill, Cássio Pantaleoni, Valesca de Assis e Paula Mastroberti participam de debates, leituras abertas e oficinas que aproximam leitores e escritores na programação de um dos mais tradicionais eventos literários do Brasil. Destaque também para debates sobre obras de autores alemães que representam o melhor da nova produção daquele país, em suas respectivas áreas literárias, e que estreiam no Brasil pela 8INVERSO.

 

Esta edição do evento marca a estreia da banca da 8INVERSO, localizada em frente ao Museu de Arte do Rio Grande do Sul – MARGS.

 

Confira a programação completa abaixo!

 

27 de outubro, 15h: “Crimes, impérios, névoa translúcida e um porco entre os peixes: a respeito da atual literatura de língua alemã”, com Michael Korfmann e Jasmin Ramadan.
A romancista alemã Jasmin Ramadan estreia no Brasil em março de 2013, com a publicação de “A cozinha da alma” pela 8INVERSO. Aclamada pela crítica em seu país natal, “Soul Kitchen”, título original da obra, é a pauta da autora num bate-papo via Skype com o professor da UFRGS Michael Korfmann sobre literatura alemã contemporânea. Sala Oeste do Santander Cultural (Rua Sete de Setembro, 1028).

 

28 de outubro, 19h: Painel “O desafio de publicar – módulo 1: publicação em editoras comerciais”, com Cássio Pantaleoni. Painel promovido pela Associação Gaúcha de Escritores e Câmara Rio-grandense do Livro que discute apresentação de originais, demandas comerciais, mercado editorial e formação de catálogo. Na sala A2B2 da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736.)

 
2 e 3 de novembro, 14h: Oficina “Literatura e criatividade”, com Cássio Pantaleoni. Através de breve exercício coletivo, serão analisados alguns dos elementos do processo de criação literária. Na Sala de Literatura da Casa de Cultura Mario Quintana.

 
3 de novembro, 20h: Lançamento da graphic novel “Baby’s in Black, o quinto Beatle: A história de Astrid Kirchherr e Stuart Sutcliffe”, de Arne Bellstorff, com o tradutor Augusto Machado Paim, o editor Cássio Pantaleoni e o radialista Márcio Grings, da Itapem FM de Santa Maria/RS, e show de covers dos Beatles com Thales & Luis. Tenda de Pasárgada.

 
4 de novembro 17h: Mesa-redonda “As letras de Porto Alegre: sobre ventos, colheitas e dores”, com Caio Riter, Valesca de Assis, Luís Dill e mediação de Cássio Pantaleoni. . Na pauta, as peculiaridades da escrita de cada um e a literatura contemporânea produzida no RS. Na Sala Oeste do Santander Cultural. Às 19h, os autores autografam no Pavilhão de Autógrafos da feira

 

4 de novembro, às 19h: Sessão de autógrafos e leitura comentada da graphic novel “Adormecida: cem anos para sempre”, com quadrinista Paula Mastroberti e jornalista Carlos André Moreira. Na Tenda de Pasárgada.

 

10 de novembro, às 10h30: Cássio Pantaleoni e Caio Riter debatem sobre o fazer literário na atualidade, na mesa “Ser escritor hoje”, que faz parte da programação da Associação Gaúcha de Escritores na Feira do Livro. Na Sala dos Jacarandás do Memorial do Rio Grande do Sul (Rua Sete de Setembro, 1020)

1 Comentário

  1. Ótima iniciativa. Valorizar os escritores gaúchos é preciso.

    Reply

Enviar um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>