Livro da 8INVERSO ajuda na discussão sobre consciência negra

Share via email

Todo 20 de novembro celebra, por lei, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, efeméride dedicada à reflexão e discussão sobre a história e inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por marcar o dia em que o líder negro Zumbi dos Palmares foi encontrado morto, após combate para defender sua comunidade.

A história dos afrodescendentes brasileiros difere em muitos detalhes dos seus equivalentes norte-americanos, e a literatura produzida por estes é uma prova disso. Autobiografia de um Ex-Negro, de James Weldon Johnson, é um dos mais importantes títulos da literatura afroamericana por narrar em primeira pessoa a vida de um personagem fictício, filho de um homem branco com uma mulher negra, como se fosse uma biografia — gênero muito utilizado pelos escritores afroamericanos para compartilhar suas histórias de opressão e superação no final do século XIX e início do século XX.

Matéria de capa da Revista Literatura em novembro de 2012, a publicação da 8INVERSO é a primeira edição brasileira da obra e conta a vida de um músico mestiço que circula entre o mundo dos brancos e dos negros numa sociedade racialmente dividida, nos EUA dos anos de 1920. A obra, traduzida por Robertson Frizero, ajuda a entender alguns fenômenos específicos com os quais os negros norte-americanos eram obrigados a lidar, como o passing — nome dado à escolha de um negro de pele clara que decide passar-se por branco para usufruir de benefícios sociais, com fugir da discriminação e relacionar-se com pessoas brancas em pé de igualdade.

Autobiografia de um Ex-Negro foi finalista do Prêmio Açorianos de Literatura 2010 e apresenta detalhada pesquisa histórica complementar que ajuda a situar o leitor no mundo e no período em que o narrativa transcorre. A obra está à venda em livrarias pelo Brasil e pelo link abaixo.

Confira o artigo exclusivo “A autobiografia como libertação“, de Robertson Frizero, sobre literatura afroamericana no início do século XX.

Leia uma resenha sobre a obra.

 

Autobiografia de um Ex-Negro
Autor: James Weldon Johnson
Tradução: Robertson Frizero
ISBN: 978-85-62-696-039

Comprar livro

 

Enviar um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>